IMPORTANTE
A informação aqui disponibilizada não dispensa a consulta do sítio oficial da Bolsa de Terras www.bolsanacionaldeterras.pt
A Bolsa de Terras é uma ferramenta criada pelo Ministério da Agricultura e do Mar (MAM) em 2012, que consiste num serviço de apoio à disponibilização, para cultivo, de terras com aptidão agrícola ou florestal, e que tem por suporte uma plataforma informática onde, entre outros, é apresentada informação, a nível nacional, sobre as terras disponíveis a cada momento.
Tem por objetivo facilitar o acesso às terras para utilização agrícola, florestal ou silvo pastoril, "designadamente quando as mesmas não sejam utilizadas, e, bem assim, através de uma melhor identificação e promoção da sua oferta" (Lei nº 62/2012 de 10 de dezembro regulamentada pela Portaria n.º 197/2013 de 28 de maio).
- Facilita o encontro entre a oferta e a procura;
- Ajuda a conhecer as causas e a distribuição da oferta, bem como a distribuição da procura – ajudando à tomada de decisão quanto a outras medidas de política;
- É instrumento facilitador da boa utilização do potencial produtivo do solo.
As terras a disponibilizar poderão ser de entidades privadas, do domínio privado do Estado ou de outras entidades públicas.
A Entidade Gestora a nível nacional da Bolsa de Terras é a Direção-Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural (DGADR).
A Bolsa de Terras também prevê instrumentos para que os prédios sem dono conhecido que não estejam a ser utilizados para fins agrícolas, florestais ou silvopastoris, possam vir a ser utilizados para estes fins (Lei n.º 152/2015,de 14 de setembro), em respeito pelos direitos e deveres consagrados na Constituição Portuguesa.
A DGADR disponibiliza, para qualquer interessado, formulário para comunicação de situações de prédios que pareçam enquadrar-se na definição anterior, que depois seguirão um processo de identificação e validação com o envolvimento das entidades com competências na matéria, designadamente, serviços de finanças e conservatórias do registo predial.
Consulte:
- O ponto de situação da Bolsa de Terras em 28.02.2018 aqui.
- O mapa com a distribuição da oferta de prédios a nível nacional disponibilizados na Bolsa de Terras aqui.
- Lista deEntidades Gestoras Operacionais (GEOP) aqui.