RICA

A Rede de Informação de Contabilidades Agrícolas (RICA) foi criada, em 1965, pelo Reg. 79/65/CEE de 15 de Junho, que estabelece as bases legais para a organização da rede, apoiando-se na participação voluntária dos empresários agrícolas.

Esta rede comunitária de informação tem como principais objetivos:

Avaliar os níveis de rendimento dos principais tipos de exploração agrícola;

Disponibilizar informação para preparação e acompanhamento das medidas de política agrícola e de desenvolvimento rural, permitindo assim avaliar o impacto das medidas da Política Agrícola Comum.

Para esse fim os serviços responsáveis pela RICA de cada Estado Membro recolhem anualmente informação contabilística e técnica a partir de uma amostra de explorações agrícolas. Apenas as explorações, que pela sua dimensão podem ser consideradas comerciais, são selecionadas para fazer parte da amostra, mediante um plano estabelecido para cada região (Plano Amostral).

A metodologia aplicada tem por objetivo que os dados sejam representativos em três dimensões: região, dimensão económica e tipo de orientação técnico-económica.

​A RICA é a única fonte de dados microeconómicos harmonizada, isto é, os princípios metodológicos de registo são iguais em toda a Comunidade.