Sessão de esclarecimento "Pera Rocha 2024: Fogo Bacteriano” - Alvorninha

19.02.2024

A DRAPLVT, representada pelo Delegado Regional do Oeste, Paulo Monteiro, participou na sessão de esclarecimento "Pera Rocha 2024: Fogo Bacteriano - conhecer e colaborar para erradicar a doença!", que decorreu no dia 16 de fevereiro, às 18H00, no auditório do Salão Paroquial, em Alvorninha, Caldas da Rainha.

A sessão foi organizada pela Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), com a colaboração do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), da Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena (APAS) e da Direção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAPLVT).

A iniciativa dirigida a técnicos, produtores, autarcas e público em geral teve como objetivo informar e sensibilizar sobre a doença do fogo bacteriano e fornecer diretrizes essenciais para diminuir os impactos da doença.

A sessão contou com a participação do Delegado Regional do Oeste da DRAPLVT, Paulo Monteiro que abordou o tema "Enquadramento legal e ação colaborativa na identificação e eliminação de focos", com a presença de Rui Maia de Sousa, do INIAV com a temática "O que devemos fazer para minimizar o impacto do FB nas rosáceas" e de João Azevedo, da APAS, que deu o seu contributo como técnico e como produtor com a apresentação do tema "como chegámos até aqui e como podemos fazer diferente".

O fogo bacteriano, doença causada pela bactéria Erwinia amylovora afeta as pomoídeas e diversas plantas da família das rosáceas.

ANP Sessão Fogo Bacteriano Alvorninha 16022024.jpg