Sem prejuízo do que se encontra disposto no Capítulo VI da Lei n.º 26/2013 de 11 de abril, nos termos do previsto no seu artigo 37.º na elaboração do Plano de Aplicação Aérea (PAA) devem ainda ser considerados os aspetos expressos em OFICIO CIRCULAR nº 03/2022, da DGAV, datado de 15 de fevereiro de 2022 e a LISTA DE PRODUTOS FITOFARMACÊUTICOS EXPRESSAMENTE AUTORIZADOS PARA APLICAÇÃO AÉREA, da DGAV, datada de 27 de fevereiro de 2022.
Para o Plano de Aplicação Aérea (PAA):
-Dirigir, à DRAPLVT, requerimento com o PAA e quadro auxiliar preenchidos, bem como os respetivos documentos de suporte, com pelo menos 60 dias de antecedência em relação à da data prevista para a primeira aplicação aérea, utilizando o endereço de correio eletrónico aplicacoes.aereas@draplvt.gov.pt.
-A DRAPLVT, após emissão de parecer, remete todo o processo para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), no prazo de 30 dias, contados da data da entrada do pedido, para efeitos de aprovação. A DGAV emite decisão no prazo máximo de trinta dias.
Para os subsequentes pedidos de aplicação efetiva (PA):
-Dirigir, à DRAPLVT, requerimento com o PA e respetivos documentos de suporte, pelo menos 3 dias antes da aplicação, utilizando o endereço de correio eletrónico aplicacoes.aereas@draplvt.gov.pt.
-A DRAPLVT, após verificação da conformidade do pedido com o plano aprovado e com a legislação em vigor, decide sobre a autorização de aplicação no prazo máximo de três dias.
Formulários:
Plano de Aplicação Aérea:
Modelo de Requerimento - Plano Aplicação Aérea
Minuta da Declaração – Para cada agricultor atestar que conhece as condições do PAA e que autoriza o subscritor a elaborá-lo e a acompanhar a sua implementação
Quadro auxiliar – Discriminação das explorações agrícolas contempladas pelo PAA
Pedido de Aplicação Aérea:
Modelo de Requerimento - Pedido Aplicação Aérea
Anexo ao Pedido de Aplicação Aérea
Registo de Aplicações aéreas:
Modelo de Registo
Em situações de emergência não previstas através de um PAA, poderá ser efetuado um pedido diretamente à DGAV para o e-mail aplicacao.aerea@dgav.pt
Formulário:
Modelo de requerimento - Pedido para situações emergência