A Direção da DRAPLVT esteve presente no II Seminário Internacional “O Potencial e a Rentabilidade da Cultura da Amêndoa”, que decorreu no dia 17 de setembro, no Auditório da Escola Superior Agrária de Santarém.
O seminário organizado pela CADOVA, pela Almondpt e pela Escola Superior Agrária de Santarém, contou com a presença do Diretor Regional da DRAPLVT, José Nuno Lacerda Fonseca, na sessão de abertura e de especialistas internacionais, americanos, espanhóis e portugueses, que debateram a potencialidade da cultura da amêndoa.
David Doll, da Universidade de Davis,Califórnia, e especialista na cultura da amêndoa, foi a figura em destaque, com uma apresentação sobre as perspetivas para os pomares de amendoal na Califórnia, com foco nas novas tecnologias. O seminário contou ainda com a presença de Xavier Miarnau, investigador do IRTA, em Lerida, e um dos maiores especialistas de amêndoa na Península Ibérica, que abordou o tema das potencialidades da cultura em Portugal e Espanha.
Para além das apresentações de especialistas internacionais foram ainda abordados temas como a situação atual da fileira da amêndoa, a plantação e acompanhamento da cultura, as necessidades hídricas e controlo de rega, bem como a conta de cultura da amêndoa e as perspetivas de apoio num futuro cenário da PAC.
No âmbito do seminário decorreu ainda uma visita de campo à Quinta da Lagoalva de Baixo, onde foi possível assistir, à colheita mecânica num amendoal superintensivo.