DRAPLVT no aeroporto de Lisboa

10.05.2019


A DRAPLVT é a entidade competente para executar inspeções fitossanitárias e controlos de qualidade alimentar às mercadorias de origem vegetal que chegam por avião ao aeroporto de Lisboa, oriundas de vários países terceiros.

Diariamente estamos presentes no gabinete 1213, do Edifício 134, do terminal de carga, no horário das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00.

Dispomos de áreas próprias para inspeção e controlo e de uma equipa de colaboradores sempre disponíveis para auxiliar os importadores nos processos administrativos associados à nossa intervenção no processo de livre prática.

Dentre as importações que ocorrem via aeroporto de Lisboa destacam-se as mangas e anonas.

1.pngNa área de incidência da DRAPLVT para além do aeroporto de Lisboa encontram-se também o porto de Lisboa (Alcântara e Xabregas), o porto de Setúbal e o terminal rodoviário de Alverca. Em 2018, foram controladas/inspecionadas 4.171 remessas e colhidas 455 amostras, o que se traduz numa média diária de 16,5 controlos/inspeções e 1,8 amostras. No total foram emitidos, em 2018, 11.257 documentos de importação, que entraram principalmente pelo porto e aeroporto de Lisboa.​2.png

As inspeções fitossanitárias visam assegurar o cumprimento das medidas de proteção contra a introdução em Portugal, e no território da União Europeia, de pragas e doenças prejudiciais aos vegetais.

Os controlos da qualidade alimentar procuram assegurar que a legislação aplicável aos géneros alimentícios de origem não animal são cumpridas protegendo o consumidor.

Os procedimentos de importação encontram-se na nossa página Web:

http://www.draplvt.mamaot.pt/alimentacao/Importacao-Exportacao/Certificacao-qualidade-alimentar-importacao/Pages/Certificacao-qualidade-alimentar-importacao.aspx

http://www.draplvt.mamaot.pt/alimentacao/Importacao-Exportacao/Inspecao-Fitossanitaria-Importacao/Pages/Inspecao-Fitossanitaria-Importacao.aspx

Conheça o Terminal de carga do Aeroporto de Lisboa: ​

https://www.youtube.com/watch?v=iP8fWyXwAjU