Visita da DRAPLVT à fileira do tomate em fase final de campanha e visita às novas culturas instaladas no Ribatejo

06.10.2020

A Direção da DRAPLVT acompanhou no dia 30 de setembro de 2020, uma visita a explorações agrícolas de produção de tomate de indústria e novas culturas, nomeadamente o amendoim e batata doce, localizados na região do Ribatejo, cujos trabalhos de colheita se iniciaram durante o mês de setembro.

A cultura do amendoim atinge, na região, uma área de produção de 690 ha e representa a maior área de produção na europa concentrada numa região, sendo totalmente mecanizada. Tem uma interessante relação custo/rentabilidade, podendo ser praticada após outras produções, como a ervilha, a batata e a cenoura ou em rotação com o milho e o tomate contribuindo, como melhoradora que é, para a fixação de azoto no solo incrementando a produtividade das culturas em rotação.

Também a cultura da batata-doce, que representa uma área de 110 ha, se insere numa estratégia de rotação de culturas, com novas variedades ao gosto do consumidor, constituindo uma componente de inovação aliada à rentabilidade das explorações agrícolas e sustentabilidade da agricultura.

Da DRAPLVT estiveram presentes o Diretor Regional, o Diretor Regional Adjunto, a Diretora de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Rural, e o Chefe de Divisão de Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento Rural, acompanhados pela Direção da Organização de Produtores Torriba. Esta organização, fundada em 1997, representa atualmente 150 produtores com uma área total de produção de cerca de 6.000 ha, localizada essencialmente na região do Ribatejo.

Esta visita enquadra-se na missão e atribuições da DRAPLVT de dinamizar e promover o desenvolvimento rural e das pescas, na sua área geográfica de intervenção e constituiu uma oportunidade para conhecer as linhas de trabalho em curso e estratégias de produção e gestão comercial. 

torriba1.jpgtorriba2.jpg

torriba3.jpgtorriba4.jpgtorriba5.jpg