Visita à Associação de Beneficiários da Lezíria Grande de Vila Franca de Xira

29.10.2020

​No dia 28 de outubro de 2020 a DRAPLVT, representada pelo Diretor Regional Adjunto, Rui Hipólito, acompanhado pela Diretora de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Rural, Ana Arsénio e pelo Chefe de Divisão de Ambiente e Ordenamento do Território Vasco Costa e, na sequência do convite da Associação de Agricultores do Ribatejo, representada pelo ​Presidente Luis Seabra, teve a oportunidade de visitar as instalações e algumas infraestruturas na Lezíria Grande.

Outras entidades estiveram presentes, naturalmente o Presidente da ABLGVFX, Joaquim Madaleno, representantes dos Municípios de Azambuja, Cartaxo, Santarém e empresas agrícolas.

Posteriormente a uma breve exposição histórica do processo evolutivo de gestão do território, foi relevante a visita a duas estações elevatórias e à unidade de recolha dos materiais plásticos para preparação prévia destinada à reciclagem. Foram abordados temas centrais da gestão e da experiência da Associação, bem como das diferentes dimensões para o efeito, desde ambientais, produtivas, energéticas, recursos hídricos, dificuldades e constrangimentos, sempre acompanhados com esclarecimentos de enorme interesse do ponto de vista da evolução ao longo do tempo de todas as variáveis gestionárias, investimentos e processos de inovação.

A DRAPLVT evidenciou como a experiência existente e os seus resultados deveriam ser motivadores para outros territórios, estando em curso algumas iniciativas para este propósito.

A ABLGVFX tem uma missão de carácter simultaneamente público e privado: é uma pessoa coletiva de direito público e foi criada a 28 de novembro de 1990, nos termos do Decreto Regulamentar n.º 84/82 de 4 de novembro.

Exerce a sua ação gestionária na Lezíria Grande de Vila Franca de Xira, conforme declaração aprovada pelo Decreto n.º 33210, publicado no Diário do Governo I Série, n.º 245 de 11 de novembro de 1943. Esta área agrícola tem a área de 13420 hectares e é dividida, sensivelmente a meio pela Estrada Nacional n.º 10, que liga Vila Franca de Xira ao Porto Alto

A associação exerce a sua gestão através de contrato de concessão celebrado com o Estado (Direção Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural), bem como com o contrato de concessão do título de utilização de recursos hídricos (Agência Portuguesa do Ambiente - Administração da Região Hidrográfica do Tejo e Oeste).

Esta visita enquadra-se na política de proximidade ao setor que a DRAPLVT tem vindo a praticar, bem como a sua missão e atribuições em termos de dinamização e promoção do desenvolvimento rural e das pescas na sua área geográfica de intervenção.

DSC_0040v.jpgDSC_0023v.jpg

DSC_0068v.jpgDSC_0062v.jpg