Utilização de drone nas atividades de controlo

22.05.2020

​A DRAPLVT num esforço de melhoria contínua, identificou um conjunto de medidas para o reforço positivo do desempenho, denominadas ações de melhoria, inscritas nos Instrumentos de Gestão de 2019, executadas por diferentes equipas, em alguns casos de natureza multidisciplinar, num esforço de sintonização das valências técnicas e tecnológicas e de forma a atingir os resultados esperados.

Foi neste âmbito que que a Divisão de Controlo da DRAPLVT iniciou a utilização de drone (Mavic 2 Pro) no controlo de superfícies. Este método permite obter imagens aéreas georreferenciadas de considerável resolução e qualidade, em ângulos verticais sobre as parcelas de alturas até 80 metros. A imagem aérea obtida dá uma visão de conjunto da parcela, não possível com fotografia tirada em trajeto apeado na parcela. As imagens podem também ser colhidas a baixa altitude (5 a 10 metros) o que permite a visualização muito detalhada do tipo de coberto, compassos de plantações novas, etc. O posicionamento para fotografia leva cerca de 1 a 2 minutos, mesmo em locais de difícil acesso. O drone deve ser é operado no campo de visão do operador.

Globalmente, é expectável a obtenção de maior qualidade, detalhe e por conseguinte melhor informação sobre os locais a controlo, com muita abrangência e com redução muito significativa do tempo de controlo, permitindo que se efetuem mais controlos por deslocação, com redução significativa dos custos associados.

Consegue-se assim a introdução de melhorarias significativas nas condições de vistorias e visitas técnicas de controlo de projetos pela DRAPLVT, constituindo este propósito de continuidade, com vista e ao incremento da capacitação tecnológica dos serviços e à modernização dos instrumentos dedicados ao cumprimento da nossa missão. 

1.jpg2.jpg