Inauguração Hortas Solidárias de Sampaio

14.05.2018

​​A Direção da DRAPLVT, a convite da Presidência da Câmara Municipal de Sesimbra, marcou presença, na inauguração das  Hortas Solidárias de Sampaio, acompanhada pelo Delegado Regional da Península de Setúbal, no passado dia 12 de maio, pelas 11h00, na Rua Quinta do Texugo, Sampaio.

Numa faixa de terreno do município que se situa junto à Escola Secundária, a Câmara Municipal desenvolveu um projeto para a instalação de hortas solidárias, à semelhança do que aconteceu no Parque Ecológico da Várzea, na Quinta do Conde.

O projeto tem 20 talhões de 70 metros quadrados, dois canteiros preparados para pessoas com mobilidade reduzida, e um conjunto de equipamentos de apoio, entre os quais sanitários, um abrigo para ferramentas, ecopontos, zona de compostagem, iluminação e pontos de água, que será recolhida de um poço existente no terreno.

«Dou muita importância a este tipo de projetos. Espero que vocês, que são os beneficiários, tenham a consciência do quanto isto é importante, porque lhes proporciona um bocadinho de terra perto da vossa casa para virem “esgravatar”, aprender uma nova atividade, conviver uns com os outros, e comer de forma mais saudável. Desfrutem e usufruam».​ Palavras da Diretora Regional de Agricultura, Dr.ª Elizete Jardim, durante o evento.

De acordo com  o Presidente da autarquia está ainda em perspetiva o aumento do número de talhões e o alargamento do projeto a outras zonas do concelho, reforçando que para além da perspetiva solidária, esta iniciativa promove a alteração de comportamentos, a vivência social e o regresso ao trabalho da terra.