Atribuição de Título de Reconhecimento OP | BENAHORTO CRL

29.02.2024

​​

As Organizações de Produtores (OP) reconhecidas no âmbito da Organização Comum de Mercado (OCM), têm como principais objetivos a concentração da oferta e a colocação no mercado da produção dos seus membros, garantindo economias de escala, com uma estrutura técnica que garante o apoio aos seus membros produtores.

As OP reconhecidas evidenciam uma relevância crescente para os respetivos setores, no que concerne à melhoria da produção e transparência do mercado, com um elevado incremento na inovação e desenvolvimento de técnicas produtivas, na qualidade dos géneros alimentícios que comercializam e na promoção da sustentabilidade económica dos agricultores. Não menos importante, têm um papel relevante na preservação das condições agroambientais, bem como no desenvolvimento sustentável e social das zonas rurais.

Atualmente na área geográfica de atuação da DRAPLVT, existem 48 Organizações de Produtores, distribuídas pelos seguintes setores: 33 do setor Frutas e Produtos Hortícolas, 5 do setor do Arroz, 2 do setor Carne de Bovino, 2 do setor Carne de Suíno, 3 dos setores Cereais, sementes de oleaginosas e proteaginosas, incluindo o milho e arroz, e 3 do setor do Vinho, sendo a região que mais Organizações de Produtores tem, traduzindo-se numa mais valia para os sectores envolvidos.

Fig1BenaHorto.png IMG-20240228-WA0002.jpg


No dia 9 de fevereiro por ocasião da conclusão do processo e consequente reconhecimento, a DRAPLVT, através do Diretor Regional Adjunto, Rui Hipólito entregou o título de OP à "Benahorto Crl", reconhecida para o setor das Frutas e Produtos hortícolas. Na entrega do título de reconhecimento, estiveram ainda presentes em representação da DRAPLVT, a Diretora de Serviços de Desenvolvimento Agroalimentar e Rural, Ana Faustino, a Chefe de Divisão de Organização da Produção (DOP), Ana Rita Correia, e as técnicas superiores da DOP, Maria do Carmo Bartolomeu e Ana Mat​os. Em representação da Benahorto Crl., sediada em Benavente, estiveram presentes, dois representantes da Cooperativa e uma técnica de OP.

Na sequência da entrega do título OP, a DRAPLVT efetuou no dia 26 de fevereiro uma visita a uma exploração membro da Cooperativa Agrícola, situada em Pegões cuja produção se dedica à exploração de tangerina e abacate.


IMG-20240228-WA0036.jpgIMG-20240228-WA0010.jpg