Visita de acompanhamento pela DRAPLVT aos trabalhos no âmbito da fileira do azeite

12.11.2020

No âmbito da politica de proximidade com os agentes económicos da região, e com vista a melhor consciencialização das especificidades do setor, a DRAPLVT, foi de encontro à fileira do azeite. 

A visita de acompanhamento pela DRAPLVT aos trabalhos no âmbito da fileira do azeite, realizou-se no dia 4 de novembro, e contou com a presença do Diretor Regional Adjunto e do Delegado Regional do Ribatejo.

Este ano, as condições não estão de feição. Já se esperava que a produção de azeitona fosse mais baixa, por ser um ano de contrassafra, mas a instabilidade climática, verificada em determinadas alturas do ano, as fortes chuvas na altura da floração, quer em olivais conduzidos intensivamente e em sebe, quer em olivais tradicionais, resultaram numa quebra acentuada de produção, onde o vingamento foi baixo. Nos olivais plantados recentemente, jovens, tal não se verificou, mas nos outros, estima-se que a quebra de produção atinja os 60% em algumas zonas do Ribatejo, e num cenário mais otimista a produção chegará a metade da do ano passado. O mesmo cenário se verifica noutras regiões de Portugal e também por toda a Europa.

Na última campanha, estima-se que a produção nacional de azeite tenha atingido as 140,5 mil toneladas, um máximo histórico! Foi um ano de safra, com muita azeitona e com azeites de excelente qualidade. Foram, inclusive, reconhecidos os azeites nacionais e, pontualmente, os azeites ribatejanos, pela atribuição de prémios de qualidade, a nível nacional e internacional.

Este ano, prevê-se uma campanha muito complicada e atípica, pela situação de pandemia que vivemos, que faz com que os trabalhos de campo e os trabalhos nos lagares possam estar comprometidos, estando a ser programados cuidados redobrados, principalmente nos olivais apanhados à mão ou que requeiram mais mão-de-obra.

Com vista a contornar constrangimentos, a proposta de alguns lagares é começar a colheita o mais cedo possível, para não atingir picos de doença, que leve ao seu encerramento. Assim, neste último cenário, de colheita temporã, podemos prever azeites mais fortes, com mais picante e amargo, e mais frutados, o que poderá ser bom!

A DRAPLVT considerou relevante acompanhar a atividade de uma empresa ligada á fileira do azeite, nomeadamente no que respeita aos trabalhos de colheita e processamento da fileira do azeite, neste caso, a Fio Dourado Lda.

A Fio Dourado - Transformação e Comercialização de Produtos Olivícolas, Lda. é uma empresa sediada em Comeiras de Baixo, no concelho de Santarém que atua na fileira do azeite, sobretudo na transformação e comercialização, com o objetivo de criar valor, maximizar a satisfação de todos os agentes que interagem nesta fileira e assegurar a sua sustentabilidade, apostando na qualidade dos seus produtos e serviços, com uma área de exploração aproximada de 120 hectares de olival (em sebe, intensivo e tradicional).

fio_dourado_7.jpg

fio_dourado_5.jpgfio_dourado_10.jpg

fio_dourado_12.jpgfio_dourado_13.jpg